9 de junho de 2009

Política nacional: a polémica contratação de Susana Dutra.


E-mail

1. Sabem em que consiste a "manutenção" do site do ministério da justiça ? Não ? Ok ! Eu esclareço: trata-se de actualizar conteúdos, um trabalho que provavelmente muitos dos v/filhos fazem lá na escola ou em casa "com uma perna às costas". Por falar em "costas" acham que o ministro Costa recorreu ao atl e pediu um puto qualquer para tratar do assunto ? Não ! Trata-se de uma tarefa altamente técnica que justifica uma remuneração de 3.254,00 euros mais o subsídio de almoço, claro !

2. E sabem quem tem o perfil adequado a essa extremamente especializada função ? Não ? Ok ! Eu esclareço. Trata-se de Susana Isabel Costa Dutra. Susana Isabel Costa Dutra, é ( por um acaso daqueles que só acontecem em Portugal) filha do ministro Alberto Costa. Et OUI ! Se puderem espalhem pois pode haver alguém que não tem acesso ao Diário da República, ficando assim prejudicado de saber que "lá vamos, cantando e rindo, levados, levados sim..."


Resposta do ministério

Em relação à contratação de Susana Dutra como assessora do gabinete do ministro da Justiça, cumpre esclarecer o seguinte:

1 – Susana Dutra foi contratada tendo em vista, em primeira linha, a substituição do actual website do Ministério da Justiça por um portal de serviços e informações aos cidadãos e às empresas para a área da Justiça. (...)

5 – A contratação de Susana Dutra como assessora do Gabinete foi feita com integral respeito dos procedimentos legais e o seu vencimento decorre da lei, sendo até do ponto de vista financeiro mais vantajosa que a manutenção do contrato com uma entidade externa ao Ministério.

6 – Paralelamente ao seu trabalho na gestão editorial do novo portal da Justiça, a Susana Dutra, jornalista com experiência na imprensa escrita e na gestão editorial de websites, colaborará igualmente no trabalho regular de assessoria de imprensa.

7- O Ministério da Justiça desmente de forma categórica a existência de qualquer relação de parentesco entre o ministro da Justiça, Alberto Costa, e a assessora de imprensa, Susana Isabel Costa Dutra.

in http://www.mj.gov.pt/sections/informacao-e-eventos/imprensa/historico/jan-jun-2006/nota-contratacao-de/


COMENTÁRIO: Os boatos valem o que valem... Por absurdo que pareça, é verdade que os assessores recebem salários acima dos três mil euros e a pessoa indicada foi contratada para o cargo de assessora e não de mera gestora de conteúdos de um site. Não consegui apurar a questão do parentesco, mas parece-me improvável que o ministério a desminta caso seja verdade. Este e-mail é muito semelhante a vários outros que circulam pela Internet com o objectivo de descredibilizar instituições, marcas, etc. Ao que sei, foi repescado a propósito das eleições europeias de 2009, apesar de ser alvo de forward desde 2006. Reencaminhar mais uma vez? Vamos responder todos: não!